quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Raposa, símbolo de esperteza

Chamar alguém de raposa sempre tem uma conotação negativa, é aquele espertinho não muito honesto, só preocupado em saciar sua "fome". Realmente, a carta número 14 do Baralho Cigano, ou Lenormand, tem esse como um dos significados mais fortes: aquele que engana os demais para as coisas saírem exatamente como lhe convém.

Nas fábulas, a raposa se mantém como símbolo da esperteza, nunca se dá mal nem nunca se dá por vencida, como em A raposa e as uvas. Mas aí tem um ponto: o que é preciso para ser astuto? Ser inteligente! E a inteligência pode ser usada para o mal ou bem. Então, quando sai esta carta num jogo, dependendo do que tem em volta e do que foi perguntado, pode significar que estão pedindo que o consulente use a cabeça para se livrar de uma situação complicada: seja esperto que tudo se resolverá da melhor forma.

Em alguns baralhos, a lâmina 14 aparece como Armadilha. Se for um aviso, o consulente deve estar preparado para uma possível armação de outra pessoa ou então ficar atento àqueles amigos duas caras, o tipo que só pensa nele e se aproveita da sua amizade. Mas... como todos nós erramos e acertamos, existe a chance ainda do jogo sinalizar que o próprio consulente é o egoísta da história. Sim, porque quando se abre um jogo, não devemos achar que quem está ali é sempre vítima do mundo. Muitas vezes, ele também é agente causador dos conflitos. E isto não deve soar como um julgamento, mas um alerta ao consulente.

O Baralho Cigano foi criado por Mademoiselle Lenormand, uma francesa que teve entre sua clientela os nobres da corte de Napoleão Bonaparte. Ela se baseou nos arcanos menores do tarô tradicional, por isso, a versão mais antiga do seu jopgo tem 52 cartas, cada uma correspondendo a uma carta normal. Mas o que acabou pegando foi o Petit Lenormand, de apenas 36 cartas, sendo que cada uma, além da figura que traz um significado, também corresponde a uma carta tradicional (menos do 2 ao 5) de cada naipe.

A Raposa, no caso, é o 9 de paus. O naipe de paus significa energia, criatividade e está ligado ao elemento fogo, e especificamente a carta 9 pode ser um alerta para adversidades. Pode significar também que, se for preciso lutar, o consulente terá força e ousadia para dar o melhor de si.

5 comentários:

  1. a raposa próxima a carta da serpente? como é interpretada? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me pela demora na resposta. Depende do contexto, do que foi perguntado. Mas a primeira sensação que me vem é de um pedido para sermos mais espertos do que aqueles que nos traem com palavras ou intenções.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Oi Bete,
    posso me meter, e responder a pergunta sobminha ótica?

    Bom, depende muito da pergunta. Eu entendo a sua interpretação, se o tarô foi aberto apenas para um conselho de como agir diante de uma situação. Entretanto, imagine se o consulente pergunta se pode confiar no chefe, e quer saber mais ou menos, como é a indole desse cara, aí saem: SERPENTE + RAPOSA.

    Eu digo no ato: Muito cuidado com ele, além de falso e traidor, ele é muito inteligente. Sabe manipular muito bem as situações paraque tudo saia como ele quer.


    Mas, se o seu consulente pede um conselho, pois sabe que o ambiente detrabalho é difícil, mas não sabe bem como agir..
    Aí você abre o tarô, para um conselho, e sai a A RAPOSA

    Digo: Você precisa agir com muita inteligência. Observar, rodear seu território, agir com astúcia e silêncio.

    Bete, lógico que você sabe de tudo isso, estou aqui contando um pouco de minha vivência com as cartas, apenas para dinamismo e troca de experiência, viu?

    Super beijo..
    Cleiton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super bem-vindo, meu amigo! Ótima a sua explicação!
      Beijo!

      Excluir
  3. Boa tarde ! Eu fiz a pergunta se determinado homem era a pessoa certa... saiu a carta da ra posa e lo em seguida do trevo. Qual o significado?

    ResponderExcluir