quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ciganos na Umbanda

Hoje, 8 de abril, é o Dia Internacional dos Ciganos. Vamos falar um pouquinho não especificamente dos Ciganos que estão presentes pelo mundo, mas da linha de Ciganos que atua na Umbanda. Conhecidos do grande público, esse agrupamento, porém, não foi intensamente estudado como outros guias desta religião, como o Caboclos, por exemplo. Da ainda pequena literatura existente sobre o assunto e de conversas que tive o privilégio de ter com entidades dessa falange, posso dizer que, para se incorporar um Cigano em gira umbandista não é necessário ter sangue cigano. A maioira dos terreiros ainda não tem um gira específica para eles. No caso, quando algum médium precisa trabalhar com incorporação de ciganos, eles vêm nas giras de Exu e Pombagiras. Por isso, muitos acham que, por exemplo, há Pombagiras Ciganas, mas na verdade são Ciganas que se apresentam na mesma sessão dessas. Como em alguns centros não se admite que é possível novos agrupamentos de trabalho sem que pertençam aos tradicionais Exus/Pombagiras; Caboclos; Pretos Velhos; e Crianças, estimula-se a crença de que, para um Cigano trabalhar em Umbanda deve ser um Exu Cigano ou uma Pombagira Cigana. E ficam sendo chamados assim, o que em nada ofende os humildes guias, já que o mais importante é o trabalho a se realizar. Geralmente, quem é médium de Umbanda tem um Exu ou Pombagira de trabalho e sua polarição, ou seja, uma energia oposta (quem incorpora Exu tem uma Pombagira que trabalha junto, mesmo que nunca se manifeste, e vive-versa). Quem, além disso, incorpora Ciganos, quase sempre possui dons artísticos, segundo me falou um desses guias. No terreiro, as entidades ciganas gostam de dançar, são alegres e, para trabalhar, utilizam diversos elementos, como lenços, moedas, pandeiros, fitas coloridas, incensos e cartas. Aliás, toda essa história de criar este blog começou quando comecei a ter contato com a minha cigana, que tem me orientado em todos os aspectos da minha vida, além de me ajudar a lidar com a minha intuição. Foi quando passei a me interessar em estudar seriamente o Baralho Cigano, outros oráculos, formas alternativas de cura etc. De lá pra cá, meu rumo mudou, de uma forma que nunca imaginei. Este blog é uma homenagem à Cigana Sete Saias, que lindamente me ensina, todos os dias, a beleza das forças da natureza e do poder feminino para as mudanças internas e externas. A caminhada é longa, mas com uma orientação tão amorosa, vou, aos pouquinhos, aprendendo mais da vida e, principalmente, de mim mesma.

7 comentários:

  1. Oi! Encontrei seu blog! Gostei! Vamos juntas! beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita! Vamos juntas, sim!
    :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu texto!Sei muito bem o que é ter uma entidade cigana perto de você!É maravilhoso!Precisamos conversar!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz! Obrigada! Mas como o comentário entrou como anônimo, fiquei sem saber! rsrsrrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. É verdade, Pai Marcos. Acho que passa a magia e a alegria desse povo.

    ResponderExcluir
  6. O que pode significar a lua em relação ao trabalho (vida profissional)?

    ResponderExcluir