terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Que venha o Sol!


Pra minha amiga Clarice, de São Salvador... na semana do Natal... início de verão... Viva Oxalá, sincretizado no Brasil com Nosso Senhor do Bonfim - Jesus Cristo. No Baralho Cigano, a carta associada a este orixá é o Sol. Lindo, né? O Sol representa o progresso, a vida, a iluminação, o crescimento de uma forma geral. A imagem acima nem é do Baralho Cigano, é do Tarô, mas como o tema é o mesmo e adorei esta carta, vou me basear nela.
A lâmina 31 nesta versão felina, tão diferente de baralhos mais tradicionais, nos traz uma sensação de leveza, deleite mesmo, diante desse presente perfeito que é a luz do dia, distribuído generosamente sobre todos nós, e a natureza que se alimenta dela, como os girassóis. O gatinho, lindo de morrer, poderia ser qualquer um - quem não gostaria de estar nessa cena? Paz e luz, par perfeito para vermos claramente alguma situação ou então para nos recuperarmos de algo. A preguicinha do gato, no entanto, é só uma respiração: o crescimento que o Sol propõe indica que muitas aventuras estão por vir, e somos merecedores delas.
O Sol é uma carta positiva, que nos faz sentir filhos do amor divino. Não é à toa que foi relacionada a Oxalá, o primeiro raio sagrado da Umbanda, que trabalha em nós o sentimento de fé e religiosidade, vibra na cor branca e no elemento Ar, está associado ao chacra coronário, o que está localizado no alto da cabeça. É o pai maior dentre os orixás.
Falei em carta positiva: claro que as cartas fazem sentido dentro do contexto de cada jogo, mas há aquelas consideradas posivas, outras negativas e temos ainda as neutras. Quando queremos uma resposta rapidinha, do tipo sim ou não, fazemos a pergunta e tiramos uma carta. Se você puxar uma carta positiva, a resposta é sim. Uma negativa, é não. Uma neutra, é melhor perguntar de novo, de forma bem clara.
Feliz Natal! E assim como a luz de Deus nos envolve igualmente, que aprendamos a nos sentir como irmãos, igualmente.

9 comentários:

  1. SOL, dito! SOL!! disso que precisamos nesse ano novo!!

    ResponderExcluir
  2. Ei, Betinha, joga uma carta pra mim tb!!!! risos! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dani Girl, claaaro!!! E até já sei que carta será! Me aguarde!
    rsrsrrsrsrsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Da Clarice, via e-mail (nem sempre as pessoas conseguem postar aqui):

    Bete,

    Que lindo!
    Vou meditar sobre essa carta hoje. Eu tenho uma atração particular por girassois, desde pequena sempre sonhei com campos de girassois e, quando fiz uma viagem pela Espanha de ônibus sozinha, me deparei com um campo real de girassois e chorei de emoção.

    Obrigada!

    Um grande beijo,
    Clarice

    ResponderExcluir
  5. oi Bete

    conheci seu blog através de um link no facebook enviado pela Ana Pri. Adorei. sou curiosa das cartas (um pouco mais que isso na verdade) e adorei o tema sendo tratado com tanta naturalidade e leveza. Vou continuar seguindo o blog e indicando. :)
    abraços
    Debora

    ResponderExcluir
  6. Que bom, Débora! Origada! É sempre bom saber se as pessoas estão gostando.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Bebete,
    Cada vez chego mais à conclusão que seu destino está nas cartas!rsrs
    Lembra daquele fim de semana chuvoso lá em Teresópolis? Você, meio que de mansinho, resolveu botar cartas pra mim...E lembra que 2 semanas depois, tudo o que você falou aconteceu?
    Pois é, pode deixar que eu sou testemeunha ocular( e demissional, digamos assim) de que você sabe das coisas. Essa tua intuição cheia de generosidade e boa vontade com as pessoas vai te levar por lindos caminhos, viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Teresa, vc é testemunha de que a brincadeira tá ficando séria... ai ai ai
    Obrigada por tudo!
    Bjs

    ResponderExcluir