sexta-feira, 13 de abril de 2012

Significado da Carta das Nuvens

No Baralho Cigano, quando aparece a Carta das Nuvens, a primeira impressão é: vem aí uma tempestade, prepare-se! Mas isso não é de todo mal. Essa lâmina, a número seis do baralho, remete à agitações mentais e emocionais que muitas vezes são necessárias para resolvermos uma situação.

Brigas, discussões, aborrecimentos... ninguém está livre desses momentos. Mas quando se está preparado para eles, melhor. O objetivo do jogo nunca é deixar a pessoa apreensiva, e sim, ter elementos para agir ante as adversidades.

Para os umbandistas, esta carta é ligada à Iansã, senhora das tempestades. E Iansã nos ajuda a dominar nosso lado emocional: temos dentro de nós a força de muitas tempestades, mas é importante controlarmos toda essa energia, para não virar uma coisa destrutiva.

Aleatoriamente, tenho tirado muito a carta das Nuvens. O motivo eu bem sei: um processo de autoconhecimento que tem abalado minhas estruturas e feito a cabeça girar.

Ou seja, as tormentas às vezes são necessárias para mexermos em questões mais profundas e assim limparmos nossa cabeça de lixos emocionais que precisam ser descarregados. E levados pela água da chuva, para que o Sol apareça novamente.

2 comentários:

  1. Bete, acho que essa carta sairia pra mim nesse momento. Bela leitura! Vou refletir. Beijos, Clarice

    ResponderExcluir
  2. Esta carta mexeu com a minha cabeça, menina! E me fez entender que aquele mal-estar quando reviramos coisas muito arraigadas são necessárias para arrancarmos o que não presta! Beijos!

    ResponderExcluir