quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A Cruz no Baralho Cigano é a vitória dos que acreditam em si

Estamos finalizando um ciclo... para iniciar o próximo. Desde que eu criei este blog, fui, pouco a pouco, falando sobre o significado de cada carta do Baralho Cigano. Uma introdução, na verdade, porque muito ainda há o que falar sobre este (o assunto principal aqui) e outros temas. Sua simbologia é riquíssima, temos ainda os arcaninhos que aparecem nos baralhos mais tradicionais, que vamos ainda abordar.

Dessa primeira leva de explicações do Lenormand, que começamos com a lâmina 27, chamada "Carta", em dezembro de 2010, encerramos com aquela que é a última das 36 cartas ciganas: a Cruz. Sua mensagem principal é a de que, depois de dores e sacrifícios, finalmente, nós vencemos!

É a carta dos vitoriosos, que olham muito mais com orgulho para os obstáculos que conseguiram transpor do que para as cicatrizes que as lutas lhes impigiram. É a carta dos que acreditam que vencerão, pois sabem que viemos ao mundo para sermos felizes, que outras lutas já cruzaram nosso caminho e que continuamos vivos - e mais fortes!

Essa imagem pede para não fraquejarmos, mas não que o sucesso cairá do céu, e sim que nossa fé e esperança nos darão o combustível necessário para colhermos bons frutos. Em síntese, Céu e Terra, o Divino e o Humano se cruzam: é o homem erguendo suas mãos pedindo força espiritual e a Luz Divina descendo para atendê-lo.
 
A simbologia da Cruz vai muito mais distante no tempo do que a historia do Cristianismo, relação que nós ocidentais fazemos imediatamente. Muitas culturas da antiguidade a utilizaram, com algumas variações no seu desenho, às vezes com um significado semelhante ao descrito acima; outras vezes como símbolo de dor etc.

Para os antigos egípcios, a Cruz Ansata, com a parte superior arredondada, significava a vida após a morte. E que comece a Nova Vida com o Novo Ano e com os novos desafios que vêm por aí!

3 comentários:

  1. olá, pode ajudar?bom eu sempre trabalho c minha intuição nos meus estudos das cartas ciganas, tem vezes que sai as cartas e me sinto muito mal..como se algo ali esteja mostrando q não vai ser coisa boa e não vai dar certo entende?isso acontece c vc?é normal sentirmos as cartas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me pela demora em responder.
      Mas sim, podemos sentir a energia que cerca aquela situação que estamos vendo no jogo. E quanto mais jogamos, mais sensíveis podemos ficar para perceber essas energias. Por isso, nunca se esqueça de pedir proteção antes de abrir um jogo e de se limpar energeticamente ao fim das consultas.
      Beijo!

      Excluir
  2. Boa Tarde,qual é essa versão do lenormand?? A arte é muito linda!!

    ResponderExcluir