domingo, 4 de dezembro de 2011

Mulheres de Iansã

Podem falar o que quiser: que as filhas de Iansã são explosivas, gostam de aparecer, falam demais, têm um estilo extravagante, colorido, são impacientes, muito emotivas etc. Mas a verdade é que ninguém fica indiferente a essas mulheres. Quando estão felizes, contagiam todos; quando estão tristes, todos se comovem. E não têm pudor de dar sua opinião. A verdade é que a sinceridade, o charme e a solidariedade são marcas registradas de todas nós que nascemos sob sua influênica.

Hoje, quatro de dezembro, é dia de Iansã, orixá das tempestades, ventanias, do equilíbrio das emoções, da energia que precisamos ter para mudanças positivas, a coragem para enfrentar os problemas e principalmente clareza para buscar o justo, o que nos pertence, colocar os pingos nos "is" quando necessário.

Não por acaso, hoje se comemora Santa Bárbara, sua santa no sincretismo. Nascida no século terceiro numa região que pertence à Turquia, ela virou mártir porque não abriu mão da sua opinião. E a relação com Iansã/Oyá vem do fato de ser a santa de devoção quando a tempestade aperta. Uns rezam pra ela, entre um susto e outro com as trovoadas e relâmpagos; outros, pegam as folhas que ganham na missa do Domingo de Ramos e as queima, na intenção da santa. E por falar em queimar, ela é a padroeira dos bombeiros.

A força ígnea (do fogo) dos raios e a eólica (do vento) são importantes, mas sem o devido controle, tudo pode virar cinzas e desordem. Por isso, que Iansã, hoje e sempre, nos dê o devido equilíbrio para usarmos de forma sábia o poder do fogo e do vento, para construirmos, e não destruirmos.

13 comentários:

  1. Delícia de página, Bebete. Sou filha de Iansã, sou chorona, sou explosiva, sou impaciente, falo muito...sou sim! Viva Iansã, que comanda os ventos e a força dos elementos, como canta Bethania!

    ResponderExcluir
  2. SOU FILHA DE YANSÃ. AMO MUITO MINHA MAMAE! , sou explorisa, chata, choro muito qualquer coisa to chorando, sou muito impaciente,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Orixás que nos regem determinam algumas características que devem ser usadas a nosso favor. O jeito explosivo é uma forma de mostrar força, mas Iansã nos pede que, nesta vida, tentemos controlar nosssas emoções. Isso é uma característica que, se bem trabalhada, ajudará na nossa evolução!

      Excluir
  3. Soube que sou filha de Iansã e isso é realmente verdade pois sou exatamente como descrito acima,porém dizem q ela é muito forte e guerrilheira e por isso não casou,morreu sozinha. Sou solteira ainda e to vendo os anos passarem. Será q as filhas de Iansã não casam? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De jeito nenhum! As mulheres de Iansâ são aquelas que não passam despercebidas onde quer que estejam: elas chamam a atenção masculina! Exercem um fascínio sobre os homens pelo jeito expansivo, pela forma como lidam com a sua feminilidade e sensualidade ao mesmo tempo.

      Excluir
  4. Sou filha de Oyá e tenho muito orgulho desta Orixá. Sou chorona, não gosto de injustiça nem de mentiras. Procuro sempre ver os dois lados das questões, mesmo que a razão não seja ao meu favor. Nada é perfeito...

    Sou chorona, tinhosa, sei o que quero, teimosa! Mas também sou dócil e perdôo com muita facilidade. Sabendo me levar, têm tudo de mim. Caso contrário, prefiro ficar na minha e me afastar de pessoas duvidosas.

    Eu amo ser de Oyá!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi ! Me disseram que sou filha de Iansã, que devo frequentar mais as cachoeiras. Porém, não tenho nenhuma atração por cachoeiras e sim pelo mar, sou apaixonada, fui criada indo todos os dias à praia e me dá uma sensação maravilhosa dar um mergulho. Mas a pessoa me afirmou que não sou filha de Yemanjá...pode mesmo eu ser filha de Iansã e não sentir vontade de ir à cachoeiras e rios ? Obrigada ! Patricia

    ResponderExcluir
  6. Na verdade, somos filhos de todos os Orixás. Por isso, qualquer sítio da natureza pode ser uma fonte maravilhosa de energia, seja mar, cachoeira, pedreiras, florestas, rios etc. E temos que ir aonde nosso coração nos pede.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. ODOIÁ minha mãe vc e tudo pra mim, minha mãe, minha protetora, meu caminho, minha vida. Nas horas difíceis sempre está comigo me dando luz e direção obrigado minha mãe.

    ResponderExcluir
  8. "Iansã cadê Ogum? Foi pro mar. Iansã penteia os seus cabelos macios, qdo a luz da lua cheia clareia as águas do rio...."

    ResponderExcluir
  9. Como faço pra fazer um pedido pra iansa?

    ResponderExcluir