sexta-feira, 1 de abril de 2011

Simbolos: a Lua Crescente e a Estrela



A Lua Crescente e a Estrela, juntas, formam um símbolo importante nas nações de maioria muçulmana. Considerado um dos desenhos mais antigos utilizado pelo homem, a Crescente com Estrela foi primeiramente adotada, em bandeira, pela Turquia, seguida por outros países que têm em comum a religião fundada por Maomé, como o Paquistão, também no Oriente Médio, e a Argélia, na África. Hoje é muito comum ver esse símbolo no alto das mesquitas. O calendário islâmico baseia-se no ciclo lunar, e algumas fontes dizem que a Estrela representaria Alá (Deus). Por razões religiosas, o início de um mês no calendário muçulmano não é marcado por uma nova lunação, e sim, pela visão da Lua Crescente em um determinado local. Não deixa de ser poética essa visão de contagem do tempo!

Como a maioria desses povos vive na porção oriental do planeta, a Lua Crescente com a Estrela acabou sendo associada àquela região. Por isso, a falange Cigana que trabalha na Umbanda utiliza este sinal gráfico para indicar que sua origem, segundo a tradição, é do Oriente. Isso aparece em guias e pontos riscados, quando o terreiro os utilizam. Aparecem também em lenços e outros paramentos desses guias.

Além disso, a Lua (não só na fase crescente) tem um significado muito importante para as ciganas, que a vêm como uma representação da magia em si e do poder do feminino. Já a Estrela é um dos símbolos religiosos mais comuns para indicar a iluminação.

Um comentário:

  1. Olá me chamo Erika e tive uma visão com uma mão segurando a lua crescente com a estrela na ponta VC pode me explicar mais sobre isso

    ResponderExcluir