quinta-feira, 7 de abril de 2011

Baralho Cigano: significado da Cobra


Ela tem uma cara ameaçadora, rasteja, levanta-se apenas quando quer dar o bote. Só de olhá-la, já temos arrepios, e um dos motivos de provocar medo é porque sabemos que ela age e ataca por instinto, sem levar muito em conta a reação ou intenção de quem está à sua frente. Quem não tem medo de cobras? Ela sempre mexeu com o imaginário da humanidade, daí que ela simboliza as mais variadas coisas em culturas e épocas diferentes.

Tão cheia de significado, não podia faltar no Baralho Cigano - é a carta número 7. Sempre dá um medinho quando ela surge no jogo, porque passa uma ideia de perigo: pessoa de má índole próxima a você; intrigas, fofocas (aquelas pessoas chamadas de língua bifurcada ou venenosa); traição; desejo sexual descontrolado ou uma relação onde a questão sexual torna-se mais importante que tudo, o que pode levar o amor a ficar em segundo plano e a paixão transformar-se em ciúmes, sentimento de posse etc.

Como em qualquer carta negativa, é preciso estarmos atentos para ver se a figura não diz respeito a nós mesmos, se não estamos emitindo algum tipo de energia ruim que o jogo vai traduzir em determinada carta. No caso da Cobra, será que não estamos vibrando numa faixa energética pesada, dos nossos instintos mais rasteiros, deixando de lado a lógica e a generosidade, por exemplo?

Mas nem só de veneno vive a Cobra. Ela muitas vezes é associada a coisas positivas. O Caduceu, espécie de vara utilizada pelo deus grego Hermes, traz duas cobras enroscadas. Hermes era o mensageiros dos deuses e protetor dos comerciantes, tanto que o Caduceu tornou-se um símbolo do comércio. As cobras (que têm asas) representam as forças opostas que têm que se manter assim, contrárias, para manter o equilíbrio.

Parecido com o Caduceu, só que com apenas uma Cobra, há o Bastão de Esculápio símbolo da cura porque esse animal se renova a cada troca de pele, da mesma forma que os médicos nos livram das doenças e no fazem renascer na saúde. Se na Bíblia a Cobra é vista como o próprio mal, que "assessorou" Eva no episódio da maçã, em diversas culturas ela representa sabedoria.


Entre tantos símbolos relacionados à Cobra, o Ouroboros (ou Oroboros) é um dos mais conhecidos. É uma cobra que se fecha num círculo, mordendo a própria cauda. Essa imagem é vista como fim de um ciclo, a finalização de uma história ou, indo mais longe, o corte na vida física em busca da evolução espiritual em outro plano - que na verdade não tem início nem fim: há o eterno retorno. Mas o que é circular muitas vezes representa a totalidade do Universo, como bem sugestiona a carta acima (Mundo) no Tarô Mitológico. O Mundo é a última carta dos arcanos maiores do Tarô, que começa com o Louco, passando por todos os arquétipos e aprendizagens até finalizar-se nesta. Mas como a vida é dinâmica, está na hora de recomeçar o aprendizado.

17 comentários:

  1. meu pai fez uma expecie de pacto com uma cobra n sei mto a respeito foi uma cigana quem me disse , ele falou q fez sim mais n me contou detalhes , e a cigana falou q ele tem q matar a cobra se n ela vai matar ele , ja ele disse q n quer matar a cobra pois ela tem uma luz muito grande , e essa cigana falou q meu pa esta ficando com olhos de cobra se puder me ajudar agradeço abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Me desculpe, mas não conheço casos sobre pacto com cobras. Procure ajuda de quem sabe lidar com esse tipo de situação, tá bom?
      Boa sorte.
      Um abraço!

      Excluir
  2. vc pode me indicar um site onde eu possa esclarecer essa pergunta?

    ResponderExcluir
  3. Beth, bom dia!
    Quando num jogo tiramos na sequencia arvore, cobra e navio?
    O saldo é positivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ólá! vai depender da sua pergunta e do contexto. Como está no texto, a Cobra tem conotação positiva e negativa. O mais importante é perceber se, ao ver o trio de cartas, se te passou uma sensação boa ou não.

      Excluir
  4. adorei seu blog, me ajude? ...estou estudando as cartas, e fiz o metodo de 3 cartas, e minha pergunta foi se meu ex ia continuar com a fulana lá.... q nao é flor q se cheira a moça...veio a carta coração, caixão e a cobra...quer dizer q a cobra no relacionamento eu vi como fosse a mulher...e q o relacionamento nada será bem ..e q ja estariam rompendo ...pode me dár mais dicas?


    Babi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida. Desculpe pelo atraso na resposta. Espero que essa situação já tenha se resolvido. De qualquer forma, pela pergunta feita, o caixão aí é a carta mais forte (um fim). Não se esqueça de que a Cobra pode indicar uma pessoa como também a sensação ruim que pode se instalar numa situação. No caso, mágoas e palavras mal ditas.
      Um beijo!

      Excluir
  5. Oi quando saima sequencia d coracao rapoza mulher e cobra q significa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da sua pergunta. Diria que a moça, em questão, é antes de tudo uma pessoa muito inteligente.

      Excluir
  6. ceu com sol , outro com estrelas e uma mulher com um corpo de violao...

    ResponderExcluir
  7. Carta muito desagradável, meio difícil de ser encarada, um tanto desconfortável, realmente é negativa pra caramba. Mas eu acho que também tem seu lado bom, pode nos fazer crescer mais, no bom sentido. Cobras sempre vão existir, o lance é aprender a neutralizar o veneno que elas possuem. Será que estou certo? Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Quando jogo o baralho cigano, sempre aparece um coração, uma chave ou um casal, castelo ou casa.
    O casal está de mãos dadas em um jardim e em seguida anel, e é sempre relacionado ao meu ex.
    O que significa de verdade?

    ResponderExcluir
  9. Bete, boa noite!Primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo blog, suas postagens são bem completas e explicativas, parabéns!Gostaria de pedir uma opinião sobre uma tiragem.A pergunta é sobre os sentimentos de um homem por mim.Nos relacionamos há algum tempo, mas não temos nada sério.As cartas foram Caminho - Coração - Serpente.
    Pode significar que os sentimentos que ele tem por mim se baseiam em atração física e gosto pelo sexo?
    Obrigada pela atenção!Beijos

    ResponderExcluir
  10. A síntese do jogo do meu filho foi a cobra o que significa?
    Outra pergunta o que significa as cartas o caixão, o rato e a raposa?

    ResponderExcluir
  11. Sonhei com uma cobra muito grande entre plantas e galhos vermelha
    Indo em direção da minha casa
    Eu encontrava-se na calçada com meu filho e outra pessoas que não me recordo
    E agente ficava tentando mandar ela embora, e ela continuava insistir em subir a calçada. Ai acordei?
    Me diz alguma coisa por favor

    ResponderExcluir