segunda-feira, 2 de maio de 2011

Símbolos: Paz e Amor


Cresci vendo este símbolo, que achava que tinha sido criado pelos ripongas que apareciam no filme Hair, e nunca ninguém soube me explicar seu significado. No Brasil, associamos o desenho que parece um pé de galinha num círculo à frase "Paz e Amor", máxima dos hippies dos anos 60. Mas na verdade, apesar de ser mesmo um símbolo pacifista, seu significado é Desarmamento Nuclear. Em 2008, este símbolo completou 50 anos. Ele foi criado pelo designer e artista plástico inglês Gerald Holtom, com a intenção de sintetizar e marcar a mensagem de milhares de britânicos que, em 1958, se reuniram para protestar contra as fábricas de armas nucleares.


Este símbolo, que recebeu diversos apelidos e inspirou algumas lendas, atribuindo-lhe uma falsa origem mística, é apenas a junção de duas letras do alfabeto de sinalização que se usa em aeroportos.


Uma mão reta para cima e outra para baixo representa a letra D; os braços abertos para baixo, como um V ao contrário, siginificam o N: Nuclear Disarmament, ou em português, Desarmamento Nuclear.

Depois de ser utilizado por uma ONG que também temia pelo crescimento das armas nucleares, em 1960 a organização americana Student Peace Union popularizou este sinal gráfico, transformado então em símbolo de todos os movimentos pacifistas e dos que reagiam à ordem estabelecida, ou seja, os engajados na contracultura, como os hippies - o que fazia todo o sentido, já que um dos principais alvos de protestos dos hippies era a política armamentista norteamericana, além de lutarem contra a repressão sexual e exigirem igualdade nos direitos civis.

7 comentários:

  1. Nossa,me falaram q este símbolo significava uma coisa ruim,e q tinha haver com Deus e tals . :S
    agr deu pra entendermelhor :)
    vlw

    ResponderExcluir
  2. Pois é, foi por ouvir umas versões estranhas ambém que resolvi escrever sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal mesmo, esse pessoal que acredita em qualquer coisa antes de se informar, provavelmente guspiu sangue por morder a lingua quando ler essa informação. Ou simplesmente vai dizer que é invenção e os "adeptos" vão acreditar.

      Excluir
  3. É muito bom ter conhecimento ... Saber o que se diz, ao invés de tudo querer vincular ao Satan!
    Meus Parabéns Bete!

    ResponderExcluir
  4. Bom artigo! Retirou do mundo mais alguns ignorantes!!! rs

    ResponderExcluir