quinta-feira, 23 de junho de 2011

Viva São João!

São João Batista é um espírito tão elevado que ainda no ventre da mãe, Isabel, prima de Nossa Senhora, vibrou de alegria ao escutar a voz da futura mãe de Jesus. E o amor entre os primos e o reconhecimento de que eram irmãos espirituais de uma jornada muito longa está em várias passagens das Escrituras. Na Arte Sacra, há muitas representações dessses dois meninos tão especiais, imagens que passam o amor que um tem pelo outro e cenas típicas entre crianças pequenas. São João Menino, o mais velho dos dois, aparece como uma criança amorosa e curiosa, querendo ver o priminho dormindo, querendo brincar, abraçar...
São João no Brasil é festa de muita alegria, danças, bandeirinhas coloridas, música animada, fogos, comidas deliciosas e brincadeiras que também nos levam à infância. A fogueira de São João vem bem a calhar no inverno, mas o motivo não tem nada a ver com o nosso clima. Reza a tradição que Isabel mandou fazer uma fogueira bem alta quando João nasceu, para que a prima Maria a visse de longe e soubesse da chegada da criança.
João foi o último profeta que anuciou a vinda do Cristo, sentiu-se honrado em batizá-lo no Rio Jordão, levava uma vida sem nenhum tipo de conforto e meditava po longos períodos no deserto. Vivia para se dedicar a Deus, a ponto de incomodar as autoridades e morrer degolado. Nasceu após ser anunciado pelo Anjo Gabriel e morreu pela força bruta. Pontos em comum com o primo Jesus.
Ele é um desses espíritos tão especiais que continuam trabalhando por nós. Conhecido e reverenciado em culturas muito diferentes, tornou-se o padroeiro do Canadá - na sua porção francesa. Aliás, 24 de junho é feriado em Quebec. Para os muçulmanos, João foi um grande profeta. Para os católicos, ele é o padroeiro dos catequistas, aqueles que ensinam a religião e o Evangelho às crianças, além de ser um dos três santos comemorados durante as festas juninas, juntamente com Santo Antônio e São Pedro.
Para os espíritas kardecistas (espírita é todo aquele que acredita na comunicação entre encarnados e desencarnados), há uma passagem do Evangelho que prova que há a reencarnação: no capítulo 17 de Mateus, Jesus dá a entender que o profeta Elias, do Antigo Testamento, foi uma vida anterior de João.
Na Umbanda, ele chefia a Linha do Oriente, que trabalha com cura e detém conhecimentos ancestrais de magística. Além disso, no sincretismo ele é identificado como uma das qualidades do Orixá Xangô.

2 comentários:

  1. Nossa como sempre aprendendo...
    Amei tbém as passagens....A minha única certeza era a da Umbanda....
    Essa pintura tbém é de uma poesia sem fim...
    Parabéns!!!Bjs

    PS: pensa em mim....com o coração e as mãos...
    ana

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida! Claro! Penso sempre... bjs

    ResponderExcluir