terça-feira, 26 de abril de 2011

Carta 26: somos Livros, temos Livros...

Qual a primeira coisa que nos vem à cabeça quando falamos em livros? Sim, estudo. Por analogia, cursos, sabedoria, conhecimentos. Começamos bem, pois o objetivo aqui é desvendarmos o significado das 36 cartas do Baralho Cigano, também conhecido por Petit Lenormand. Vamos então aos significados da lâmina ilustrada pelo Livro.

Num primeiro momento, os Livros podem fazer referência a um assunto ligado ao lugar onde o consulente estuda ou trabalha. Ou à característica da pessoa, um pesquisador ou alguém que está se esforçando para passar numa prova importante, por exemplo.

Agora, as mensagens mais sutis que a carta 26 passa. Às vezes, trata-se de um conselho para que o consulente tenha sabedoria para lidar com uma situação, por mais complicada que esta seja. Para não perder a cabeça. Pode significar a sabedoria de outra pessoa? Sim, mas se pensamos em sabedoria como sinônimo de esperteza, aí eu diria que o mais comum é aparecer a carta da Raposa. Mas o jogo é esse: quanto mais o utilizamos, mais vamos criando nossos próprios códigos. Pra mim, uma pessoa sábia indicada pelos Livros me lembra os grandes mestres, como o personagem Professor Dumbledore, de Harry Potter: a mistura de conhecimento, experiência e uma essência elevada.

Ah, mas tem um significado também que há tempos não via aparecer nos meus jogos, mas ultimamente, vem que vem (já falei, né? Escolho as cartas para o blog pelo meu momento, e não pela ordem numérica). Trata-se do segredo. Como assim? Oras, ou é a referência a um segredo seu, seja de que natureza for, ou um pedido para que você seja discreto.

Ou ainda... sinal de que um segredo em breve será revelado. Detalhes de uma situação que está difícil de ser entendida - sabe quando tem uma pecinha que não se encaixa? Fique atento: se aparecer o Livro na mesa, pode ser que as cartas estão generosamente te mostrando que em breve será revelado um fato até então muito bem escondido - e que o Universo está prestes a jogar no éter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário