segunda-feira, 25 de abril de 2011

São Jorge, queridinho dos cariocas

Pessoas de todas as religiões e até aquelas que não professam nenhuma delas sabe que dia 23 de abril é dia de São Jorge, que já virou feriado no Rio de Janeiro. Mas por que esse santo é tão amado? Por causa do Candomblé? Por causa da Umbanda? Por causa das suas igrejas católicas, que promovem uma programação especial em seu dia? Isso e mais um pouco.

São Jorge faz parte do imaginário carioca, assim como outras figuras religiosas, que são uma questão de tradição e de identidade, transcendendo a fé - infelizmente, quem promove a cisão pela fé não se toca que isso estremece a identidade e a força de um povo.

Quem mais poderia representar esse povo que não fosse um guerreiro, altivamente montado em seu cavalo branco e submetendo um dragão com sua lança? É isso que os cariocas querem ser: aquele cavaleiro, cheio de honra e fé, que cada vez que se faz necessário, monta em seu lindo cavalo e vai combater o bom combate, e não desiste até que mais um dragão seja destruído.

A partir de sua alvorada, os cariocas se unem num único pensamento: "Salve, São Jorge, me ajude a vencer as batalhas do dia a dia". Porque nunca sabemos que tipo de surpresas teremos a cada nascer do Sol, e por mais que procuremos nos manter num caminho justo, "ganhamos" inimigos que nem conseguimos entender por que eles existem.

"Minha filha, quando rezar pelo seu Anjo da Guarda, peça distância dos seus inimigos. Mesmo que nunca tenha feitos inimigos, eles sempre existem", certa vez um Preto Velho me falou. E é isso mesmo. De onde a gente menos espera, surgem os tais dragões. O que nos resta? Nos apegarmos à nossa fé. E é justamente a fé, livre de preconceitos e tão alinhada ao cotidiano que me faz admirar tanto os cariocas. E aqui aprendi, aos 6 anos, que São Jorge é Ogum, vencedor de demanda.

Eu tenho sete espadas pra me defender
Eu tenho Ogum em minha companhia
Ogum é meu pai
Ogum é meu guia
Ogum é meu pai
Na fé de Deus e da Virgem Maria

Quer outro ponto cantado em terreiros de Umbanda?

Ogum, Ogum
Vem de Aruanda
Vem salvar filhos de fé
Pai Ogum venceu demanda

Ogum Ogum
Ogum meu pai
O Senhor mesmo é quem diz
Filho de pemba não cai

Descarrega esse filhos,
Descarrega esses filhos
Leva pras ondas do mar

Nenhum comentário:

Postar um comentário