quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O naipe de Espadas

Voltando a falar dos naipes, hoje é a vez das Espadas. Associado ao elemento Ar, este naipe simboliza, tanto nas cartas normais como no Tarô, aquilo que atinge ou que surge no nosso campo mental. Claro que agir com a razão é prudente, mas não podemos esquecer sentimentos, intuições e tudo o mais. Resultado: quando somos muito racionais, às vezes caímos no erro de sermos frios e afiados como o fio de uma espada, que corta impiedosamente o que cruzar o seu trajeto. Um naipe, porém, não é uma questão de bom ou mau. Tudo depende de equílíbrio das forças que estão surgindo. A carta acima é o Ás de Espadas, que tem um significado de força extrema: seja a que pode levar a uma vitória "no muque" como até uma violência radicalíssima ou interrupção brusca. Grandes batalhas!
Nesta outra versão da mesma lâmina, o Druid Tarot, que traz uns desenhos inspirados na cultura celta/wicca, a espada surge do meio das águas, imagem muito associada às lendas do Rei Artur.

A espada Excalibur foi-lhe entregue pela Dama do Lago para que, quando se tornasse Rei da Bretanha, Artur reinasse nos novos tempos sem desrespeitar as terras sagradas, na época ameaçadas pelos cristãos que combatiam o que eles chamavam de religião pagã.

Na simbologia esotérica, a espada representa os homens determinados, vontade, bravura, persistência, o guerreiro, o poder. Só que precisamos saber usar o poder e direcionar a vontade, pois mal utilizados eles podem fazer a lâmina da espada vir inesperadamente na direção de quem a maneja, levando a uma derrota muitas vezes irreversível.

4 comentários:

  1. eu quero saber onde eu consigo um druid tarot. muito lindoooooooo!!!!!!!! eu querooooo!!!!! precisoooooo!!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    queria um pote de ouro só pra comprar tooodos os baralhos q eu sou apaixonada!

    ResponderExcluir