quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Oxum é o lírio, lírio ê


Como esse país é um grande sincretismo, tudo acaba se amalgamando e amplia, de alguma forma, o nosso entendimento sobre a mensagem das cartas. Esses dias me perguntaram qual a carta do Baralho Cigano que correspondia à Oxum. Na verdade, duas cartas podem ser identificadas com esse Orixá por causa do que elas representam. Uma delas é a 30, os Lírios. A outra, é o Coração, de número 24. Vou dividir este assunto em dois, começando hoje a falar dos Lírios.

Esta lâmina traz o significa óbvio que nós conhecemos, a de paz interior, tranquilidade profunda. É um ótimo sinal quando aparece no jogo, a não ser que esteja ao lado de, por exemplo, as Nuvens, que aí significariam a quebra da tal tranquilidade. É bom lembrar que essas associações com os Orixás são uma convenção bem brasileira, vem direto do imaginário popular. Os bons sentimentos e a figura dessa flor lembram o Orixá do quarto raio sagrado, a do amor, da maternidade, a do feminino por execelência. Nos terreiros de umbanda, uma de suas músicas mais conhecidas fala assim:

Eu vi mamãe Oxum na cachoeira
Sentada na beira do rio
Colhendo lírio, lírio ê
Colhendo lírio, lírio a
Colhendo lírio para enfeitar nosso congá

A carta representa ainda beleza, elegância e que você é respeitada no meio onde vive. Fazendo uma leitura mais profunda, de acordo com seu significado no baralho comum, a carta 30 é o Rei de Espadas. Esta figura diz respeito a uma pessoa muito inteligente, de pensamento rápido, mas que por isso mesmo pode agir mais por uma frieza intelectual. Espadas é o naipe do aspecto mental do ser humano.

A relação entre a figura central e sua relação no baralho comum nem sempre é muito óbvia. Esse aspecto controverso, na verdade, leva a uma riqueza de opções de leitura. Tudo vai depender do contexto: assunto em questão, cartas ao redor etc.

Mas voltando a falar do lírios. Símbolo de fertilidade e pureza, há inúmeras histórias na mitologia envolvendo a tal flor. Em uma delas, conta-se que deusa romana Vênus, ao nascer da espuma resultante da mistura entre o esperma de seu pai, Júpiter, e das ondas do mar, avistou um lírio e sentiu inveja de sua beleza. Assim como Vênus/Afrodite, Oxum também quer ser a mair bela, a mais sedutora.

No sistema de Florais de Minas, a essência de lírio, chamada pelo nome latino Lilium, equilibra a pessoa que esteja precisando harmonizar seus instintos, como a agressividade ou os excessos sexuais, promovendo um comportamento mais sereno. Ele não embota a pessoa, não é isso. Tanto que também ajuda aquelas mulheres que se sentem rejeitadas ou deprimidas quando estão menstruadas ou grávidas. Pureza sem puritanismo, paz de espírito. O Lilium dá a justa medida das nossas maravilhosas forças e características sexuais e sensuais.

Como Oxum é o Orixá das águas doces, há alguns baralhos que, como carta 30, em vez de usar a imagem da flor usam como símbolo os Rios. Dá no mesmo, a água é um elemento essencialmente feminino, como já postei aqui, o rio simboliza a fertilidade e associamos também à doçura e serenidade a imagem de um rio seguindo seu fluxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário