sexta-feira, 27 de maio de 2016

Lugares Mágicos: São Tomé das Letras

Cavernas, inscrições rupestres, relatos de visões de discos voadores, lendas de milagres envolvendo santos, escravos e índios e formações rochosas curiosas ajudaram a fazer a fama e à criação de muitas histórias sobre São Tomé das Letras, cidade do sul de Minas Gerais. Ruas, muros e casas de pedra dão o tom do local, que atrai turistas que procuram contato com a natureza e, quem sabe, com o sobrenatural. Algumas lendas sobre a cidade:
- Dizem que a imagem de São Tomé apareceu misteriosamente em uma gruta, o que deu origem ao nome da cidade e à construção da igreja matriz, ao lado da caverna.
- Um heremita chamado Chico Taquara seria um morador querido que, conta-se, realizava curas, aparições e conversava com os animais. Histórias não faltam, mas não há documentos que comprovem a existência de Chico.
- A Serra do Cantagalo seria o local de moradia de uma gigantesca cobra, com bico e crista e que cantaria como um galo.
- Os fenícios teriam passado por lá.
- O solo, dominado por pedras em vez de terra, seria idêntico ao de Atlântida.
E a grande história:
- Dizem que há um caminho secreto que ligaria São Tomé à mística Machu Pichu, no Peru, provavelmente pela Gruta do Carimbado. Até hoje, não foi possível confirmar o fato: ninguém conseguiu ir até o fim da gruta. Mistério em cima de mistério, alguns dizem que não, a gruta não levaria a Machu Pichu, mas levaria até uma civilização intra-terrestre.


O programa Documento Especial, da extinta TV Tupi, fez uma matéria sobre São Tomé das Letras em 1990. Veja o vídeo abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário