terça-feira, 3 de maio de 2016

Literatura e Florais: as personalidades de 'Orgulho e Preconceito", de Jane Austen


Um dos meus livros prediletos é Orgulho e Preconceito, que tem como protagonista a voluntariosa Elizabeth. Aliás, a personalidade da heroína é considerada um grande atrativo da obra, que se tornou um clássico da literatura inglesa e mundial. Resolvi analisar a personalidade de Elizabeth e do Sr. Darcy, uma amizade/inimizade que acabou em casamento. A obra de Jane Austen é de 1813 e várias versões já foram feitas para teatro, TV e cinema, sendo uma das mais famosas o filme de 2005, com Keira Knightley e Matthew Mac Fadyen.

A personalidade do casal prende o leitor por ser visceral: uma convivência explosiva, muitos mal-entendidos, um desprezo de Elizabeth pelo rapaz até que ela descobre, por via indireta, que ele tem atitudes nobres. Tão humano, não é? Aliás, o nome original do romance era First Impressions (Primeiras Impressões).  

Segundo os florais de Bach, qual seria o floral curador da apaixonante Elizabeth? Eu diria que é o Vervain: ela é uma jovem sagaz, não tem medo de falar o que pensa, questiona o engessado mundo aristocrático do início do século XIX. E o mais importante: uma mulher que expõe seus pontos de vista e tenta, a todo custo, que concordem com a sua forma de ver o mundo. As características da personalidade Vervain, quando bem harmonizadas, se destacam pelo senso de justiça e espírito de liderança. Em desarmonia, a pessoa tenta à força impor sua vontade.

O excesso de certeza que Elizabeth carrega dentro de si – de que sabe exatamente tudo o que acontece e que é infalível em seus julgamentos – é o grande entrave para que ela consiga enxergar quem realmente é Darcy.

Falando nele, arrisco dizer que o desafeto e depois noivo de Elizabeth é uma personalidade Water Violet. Essas pessoas têm tendência a se mostrar pouco para o mundo. Mas não por timidez, e sim por um certo esnobismo: é como se a pessoa se sentisse tão perfeita que não precisasse perder seu tempo para se explicar ou mostrar suas ideias ao resto da Humanidade.

Discrição não é defeito, pelo contrário. Mas uma personalidade Water Violet em desarmonia pode carregar um ar arrogante, o tipo “nariz empinado”, o que leva os outros a fazerem mau juízo dele. Ao serem mal interpretados, mesmo que se chateiem, não demonstram e muitas vezes não se esforçam para se fazer entender. É isso o que acontece ao longo do romance. Tanto que Elizabeth só descobre que Darcy é um perfeito cavalheiro, amoroso e bem-intencionado através de uma terceira pessoa. Pena que nem sempre existe essa outra pessoa que ajude a desfazer os mal-entendidos da vida, não é?

Ficou com vontade de ler Orgulho e Preconceito? Nesse link, você pode baixar ou ler on-line:


Nenhum comentário:

Postar um comentário