sexta-feira, 25 de março de 2011

Perdoe-se com Pine

De uma árvore bem popular, especialmente no Natal, o Dr. Edward Bach tirou uma essência para curar as pessoas que sentem muita culpa, remorso. Pine é o nome do poderoso líquido retirado das florescências do Pinheiro, pelo método de fervura.

Os Florais de Bach, primeiro sistema floral do planeta, surgiu no Reino Unido no início do século XX. A proposta é cuidar do doente a partir dos seus sentimentos e sensações, e não de seus sintomas.

Algumas pessoas, durante toda a vida, se desculpam com o mundo ou se sentem mal por tudo o que acontece à sua volta, mesmo que não tenham responsabilidade por aquilo. Muitas vezes, ao verem uma pessoa em situação triste, elas se martirizam internamente em vez de pensar como ajudar, nem que seja com uma prece.

Solidariedade é importante, mas se nos acontece algo bom, devemos agradecer por isso, e não nos sentirmos mal porque o resto do mundo, naquele momento, não pode compartilhar nossa alegria. Porque só com o coração alegre conseguimos ter disposição para ajudar, ouvir, compreender, quando alguém necessita.

Às vezes a culpa é um sentimento pontual na gente. Em algum momento, por uma atitude impensada nossa, ficamos depois nos remoendo, como se isso fosse fazer o relógio andar para trás. Já tentou pedir desculpas a quem sofreu pelo seu ato impensado? A resposta é sim ou não? Tanto faz! Porque há uma pessoa muito importante que também deve te perdoar: você mesmo.

Pinheiro, símbolo do Natal. Natal, símbolo do perdão de Cristo. Perdão, símbolo de renascimento. Estejamos prontos para renascer depois de aprender com cada erro que nos causou culpa e nos abrirmos à gratidão quando a vida nos dá boas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário