quinta-feira, 10 de março de 2011

Carta nº 1: Cavaleiro, Mensageiro ou Exu?


























A primeira carta do Baralho Cigano traz a figura de um homem montado a cavalo, dando uma ideia de movimento. A lâmina, chamada Cavaleiro ou Mensageiro, geralmente é um bom presságio no jogo. Ela indica transformações que já se iniciaram, a movimentação de uma nova energia para a concretização de algo importante ou até que o consulente terá o vigor necessário para implementar mudanças em sua vida.
Como se trata de uma imagem que sugere ajuda, demonstra energia, superação de obstáculos, alguém que chega para socorrer e/ou movimentar o campo energético para que as coisas sejam cumpridas, esta carta é associada aos Exus.

Na Umbanda, Exu é um guardião, um amigo espiritual que ajuda as pessoas nas suas lutas cotidianas, protegendo, limpando o caminho de energias ruins e até orientando sobre a melhor forma de realizar algo - sempre dentro da Lei da Caridade, ou seja, sem prejudicar ninguém.
Isso é importante que fique claro: ao contrário do que a superstição popular consagrou, os Exus (e sua polarização feminina, as Pombagiras) não fazem e nem admitem que se realize trabalhos para prejudicar quem quer que seja. Muitas pessoas tentam se resguardar da maldade que fazem por aí tentando culpar os desencarnados. Exus VERDADEIROS são espíritos em evolução, e estão sob a orientação de guias como caboclos e pretos-velhos no trabalho de caridade e esclarecimento espiritual.
Se você chegar em alguma casa onde o Exu ou Pombagira, ao incorporar, fale em vingança, exponha desrespeitosamente a vida de algum consulente ou se esmere em palavras ou trejeitos vulgares, pode saber que, mesmo que esteja escrito na porta que é uma tenda de Umbanda, trata-se de um lugar de mistificação, onde espíritos sem luz utilizam o nome desses guardiões bem conhecidos para zombar da ignorância das pessoas ou para praticar maldades juntamente com aqueles que também têm baixa vibração e fingem que estão dentro de uma religião. Chuta que é macumba! - literalmente.
Há muitas informações desencontradas sobre o papel dos Exus, disseminadas ao longo dos séculos, desde que ele foi associado à figura do diabo católico. Umbanda é paz e amor, como diz seu hino. Exu é um guardião, um ser que vem à terra em nome de Jesus. Achou estranho? Veja um post sobre o tema aqui!

2 comentários:

  1. OLÁ ELISABETE.

    SOU SEU MAIS NOVO SEGUIDOR.

    EXTREMAMENTE INTERESSANTE SEU TEXTO.

    CONFESSO QUE TENHO ESPECIAL ATRAÇÃO POR ESTE TIPO DE CONTEÚDO, QUE EM GERALNÃO SÃO ND INTERESSANTES.

    O SEU É DIFRENTE!

    PARABÉNS E VOLTAREI POR AQUI.

    SE PUDER DÊ UMA PASSADINHA NO NOSSO BLOG DE HUMOR.

    É DE HUMOR ...E DE GRAÇA.

    UM ABRAÇÃO CARIOCA!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Paulo! Obrigada. Passei rapidamente pelo Blog de Humor, achei bem interessante - e vou voltar, com certeza!
    Abs.

    ResponderExcluir