sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Rainha de Paus é fogo!

As releituras das cartas do Tarô são infinitas. A desse deck, o Legacy Divine, acho bem forte, como é a personalidade da Rainha de Paus. Olhar de quem não se intimida, cores fortes, uma maquiagem nada convencional. Feminilidade e sensualidade, sim; fragilidade, não! Me lembra até Iansã, pela força/sexo/movimento que transmite.

Há algumas variações de nomeação dos naipes no Tarô. No caso de Paus, em inglês, pode aparecer como Clubs (como nos baralhos comuns, e não me perguntem o por quê!), Wands (varinha, o que dá um ar meio mágico), Bastos, em cartas espanholas, e por aí vai...

Paus é um naipe ligado ao elemento fogo e à força Yang, masculina, ativa. Daí, sua rainha representar a criatividade, coragem e uma firmeza de opinião como nenhuma outra. Prova disso é que no tarô Mitológico - que eu pretendo abordar um dia aqui - a Rainha de Paus é Penélope, a persistente mulher do herói grego Ulisses, que não se rendeu ao mais de duzentos pretendentes e esperou durante anos pela volta do amado. Mas sem aquela coisa mulherzinha, de chorar ou ficar pedindo ajuda: Penélope usou sua força e criatividade para "cozinhar" os pretendentes e assim não casar contra a sua vontade.

Num jogo, esta Rainha adverte que está na hora de usar todo o seu entusiasmo e suas ideias para seguir em frente - ou, melhor ainda, provocar mudanças que lhe trarão frutos preciosos, que os fracos e covardes não conhecem.

2 comentários:

  1. Bom saber!Que maravilhoso poder emana deste rico universo simbólico...

    ResponderExcluir
  2. As figuras femininas da corte nos dão muitas psiats sobre a nossa própria força como seres yin!

    ResponderExcluir