quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Arruda em flor

Uma das plantas mais associadas a banho de limpeza energética é a Arruda. Seu cheiro, muito ativo, nem sempre agrada, mas quem acredita em banhos de ervas não dispensa um desses quando as coisas se complicam. Talvez pelo cheiro, ela também ajuda a espantar insetinhos em casa. Minha mãe conta que minha avó fazia chá de arruda, bem diluído, quando uma das filhas estava sofrendo com cólicas menstruais (mas não é recomendado para grávidas).

Sobre o poder do além desta planta: ela "descarrega" a pessoa. Seu banho (feito por infusão) limpa o campo energético de vibrações pesadas, e deve ser tomado apenas do pescoço para baixo. Nos terreiros de Umbanda, alguns guias, especialmente os pretos-velhos, gostam de usar seus galhos, já secos, para fazer cruzes ou figas, pois mesmo seca ainda têm o poder de proteger quem as usa.

A Arruda era muito usada na Idade Média, na Europa, como prevenção contra doenças e entra até na culinária de alguns países. Lá já se faziam defumadores com essa planta, o que é muito comum nas casas brasileiras. Diz-se que foram suas folhas que inspiraram o desenho do Naipe de Paus.

Os Florais de Minas têm uma essência de suas florzinhas amarelas, chamada Ruta, que é indicada para pessoas que têm dificuldades de pôr limites, de dizer não aos outros, ou que se deixam influenciar pelos mesmos. Assim como a planta, a essência floral também protege o campo áurico da pessoa contra influência negativas.

Bom, eu gosto do cheirinho da Arruda, banho, então, já tomei muitos. E uma vez, por indicação de um preto-velho, comecei a passar seu insumo em uma ferida que surgiu no meu nariz, que nada curava. Resultado: sumiu a ziquizira!

Fiquei até com vontade de comprar um pé de Arruda pra colocar na minha sala, que não fica pintada nunca, para ver se espanta as formigas do Grajaú. Claro que, de vez em quando, ficará sem uns galhinhos para virar um bainho de proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário