quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A Festa de Babette : floral, óleo e cartas




É impossível esquecer esta obra de 1987, vencedora do Oscar de Filme estrangeiro. Babette é uma francesa que vai trabalhar como doméstica e cozinheira na casa das irmãs Philippa e Martine, num povoado da Dinamarca. Seguindo a linha dura com que foram criadas pelo pai, já falecido, as duas irmãs mantêm a rigidez em suas próprias vidas. O povo do vilarejo, até por força da religião, também tem um comportamento, como um todo, de repressão, tudo reforçado pelos rigores das temperaturas baixas e da neve. Ou seja, a beleza e delicadeza de cada um estava ali escondida sob uma grossa camada de gelo!
Analisando a protagonista, podemos dizer que ela é a Rainha de Ouros. Porque ela quebra a rigidez das pessoas, que, religiosas, acreditavam que não tinham direito a prazeres do mundo físico para alcançar o paraíso. A Rainha de Ouros valoriza os prazeres palpáveis: conforto, sexo e tudo o que faz bem aos nossos cinco sentidos. E ela consegue isso ao realizar um jantar memorável para os moradores da aldeia. O prazer degustativo, visual e olfativo do banquete realizado por Babette faz com que, pela primeira vez, percebamos o lado mais suave daqueles personagens: sorrisos, surpresas, gentilezas.
Philippa e Martine, pessoas com a austeridade e frieza típicas do naipe de espadas, teriam uma grande ajuda dos florias de Bach ;)
A essência Rock Water é indicada especialmente para quem é rigoroso consigo próprio e com os outros. São pessoas que não admitem erros alheios. E quando elas próprias falham, ou negam o erro ou agem com horror e vergonha ao deslize. Esse endurecimento é combatido por Rock Water, uma essência que vem das profundezas de uma rocha, até emergir como uma fonte de água pura. O poder de adaptabilidade e maleabilidade desse elemento é despertado nos pacientes Rock Water.  
Poderíamos receitar para os outros moradores alguns óleos essenciais que resgatam o amor próprio e o amor ao próximo (Rosa), a alegria infantil (Laranja Doce), a sensualidade (Ylang-Ylang), a auto-estima (Gerânio) e entusiasmo (Bergamota).

Se fosse tirar uma carta para esse filme seria a Montanha: uma carta que mostra uma rigidez, algo em estado bruto que parece intransponível, um gigante assustador. Mas a mensagem é: “Se esforce para escalar as montanhas e desfrute do prazer de respirar o ar mais puro, ver o horizonte mais extenso. Você pode conquistar o melhor lugar do mundo para admirar o pôr do sol: não veja a montanha como um obstáculo impossível de ser vencido. Nós nascemos para sermos felizes”.

Um comentário:

  1. Esse é um blog maravilhoso, rejuvenescedor e que me deixa muito feliz quando preciso encontrar as palavras certas para o meu dia.

    horoscopo do dia

    ResponderExcluir