terça-feira, 16 de setembro de 2014

As nove personalidades segundo a Aromaterapia



Assim como outros sistemas de terapia complementar, como os Florais, a Aromaterapia classifica as diversas personalidades humanas segundo as características dos óleos essenciais. Elas têm a ver com o tipo de extração e do aroma de cada óleo, sendo que alguns se encaixam em mais de uma categoria.

Para que serve essa classificação? O aromaterapeuta, identificando a personalidade do paciente, pode avaliar que óleos ele necessita – ou não – no momento. Por exemplo, um excesso de determinada personalidade contraindica aquela família aromática para a pessoa. Por outro lado, às vezes as maiores qualidade de um paciente estão embotados, e é preciso utilizar os óleos essenciais para potencializar novamente essas qualidades.

Esses óleos podem ser aplicados em massagens, manipulados em cremes hidratantes, sprays de ambiente, sabonetes etc.

A seguir, uma descrição beeeeem curtinha de cada uma delas. Em outros posts, veremos mais a fundo uma a uma.

1 . FLOR – É a personalidade ligada às pessoas muito bonitas, vaidosas, sensuais. Exemplos de óleo essencial: Ylang Ylang, Gerânio, Néroli.

2. FRUTA – Identificada com as pessoas muito sociáveis, que gostam de trabalhar em grupo e muitas vezes carrega amizades desde a infância. Óleos: Laranja, Bergamota, Junípero.

3. SEMENTE – São pessoas criativa, intuitivas. Geralmente, muito voltadas para a espiritualidade. Alguns óleos de sementes: Anis, Coriandro, Funcho.

4. RAIZ – Pessoas que confiam muito em si próprias e nos outros. São tradicionalistas e discretas. Alguns óleos: Gengibre, Vetiver, Valeriana.

5. FOLHA – São grandes observadores do tudo o que os cerca, além de serem detalhistas. Óleos: Petitgrain, Tea Tree, Pinheiro.

6. RESINA – São aqueles idealistas, que sofrem muito com as injustiças do mundo, muitas vezes, chegando a ser meio intolerantes. Óleos de resinas: Mirra, Sangue de Dragão, Benjoim.

7. ESPECIARIA – Pessoas extrovertidas, a alegria das festas! Às vezes, pode ser passional e exibicionista. Exemplo: Cravo, Canela, Pimenta Rosa.

8. MADEIRA – Aquelas pessoas fortes, decididas, líderes natos, são as de personalidade Madeira. Alguns óleos: Pau Rosa, Sândalo e Canela.

9. ERVA – Ao mesmo tempo que é generoso, é sensível ao reconhecimento dos outros por sua bondade. Exemplos de óleos: Manjericão, Alecrim, Louro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário