sexta-feira, 2 de maio de 2014

Amar se aprende amando


O título do post é o mesmo que o título de um livro do maravilhoso Carlos Drummond de Andrade, que tem uma poema assim:

"O ser busca o outro ser, e ao conhecê-lo

acha a razão de ser, já dividido. 
São dois em um: amor, sublime selo 
que à vida imprime cor, graça e sentido. 

"Amor" - eu disse - e floriu uma rosa 

embalsamando a tarde melodiosa 
no canto mais oculto do jardim, 
mas seu perfume não chegou a mim."

Bonito, mas... o que significaria o perfume que não chegou até o poeta? Oras, ele se esqueceu do amor dentro dele e, como um ser incompleto, foi buscar o amor no jardim, ou seja, fora dele.


Desde pequenininhos, aprendemos que dentro do coração guardamos o amor da mãe, do pai, dos irmãos, de Deus, dos amiguinhos etc. Quem nos ensina que guardamos no nosso coração o amor por nós mesmos? Quem nos ensina que nascemos completos, que com esse sentimentos de ser perfeito, de templo vivo, é que devemos buscar por acréscimo o amor que também existe fora de nós? Acho que poucos foram criados para pensar assim... e eu acredito que é por isso que buscamos, tão avidamente, o amor do outro, a admiração do outro... 


queremos ser desejados, foco de paixões, todo tipo de aceitação - fora de nós. Com isso, nos subjugamos por quem não enxerga o nossos coração - claro, nem nós vemos suas cores vivas! - ou então tentamos subjugar o outro, impressionar, pressionar... o que pode ter algum efeito por algum tempo. Mas como todo ato externo, se extenua e nos deixa nus, e sem valor, e mais uma vez vamos em busca de um alimento que não entra nas fibras do nosso coração, porque este não é feito pelo mesmo material que artifícios que criamos são feitos - estes são artificiais, alguma dúvida?


Não fomos criados para lembrar do amor por nós mesmos, mas se queremos mesmo sair dessa ilusão, proponho um exercício:


Fique num lugar agradável, pode ser dentro de casa mesmo, um lugar que te agrada, não que os seus amigos acham bom. Nesse lugar, com a coluna ereta, fale baixinho: "Eu te amo", várias vezes, imagine que você está com a sua imagem à sua frente. Você está fazendo uma declaração de amor a você mesmo, honrando sua Divina Presença. Faça isso com o amor que acha que merece, fale e sinta tudo de lindo que você possui, suas qualidades, suas pétalas mais perfumadas. E um milagre acontece: você vai sentir um calor no peito, na altura do chakra cardíaco: você estará nutrindo o seu coração com o alimento mais precioso que existe, e que é eterno: você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário