quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O primeiro reino

Sempre achei linda e cheia de esperança a frase "Buscai primeiro o reino de Deus e Sua Justiça e tudo o mais vos será dado por acréscimo". Mas, como todas as mensagens de Jesus, quando pensamos que já entendemos, eis que temos um insight e vemos Suas palavras sob um novo ângulo. Quando lia ou ouvia a música com essa frase, imaginava que essa busca começava olhando para o alto, imaginando uma redenção, e o que não alcançasse aqui, alcançaria em outra vida. Uma postura muito passiva.

Esses dias, a frase ganhou novo sentido! Entendi que buscar o reino de Deus é buscar o meu reino, ir atrás do meu tesouro que nunca saiu de minha porção divina. É reconquistar o que já carrego desde que nasci e que vai me acompanhar quando renascer lá do outro lado. E que reneguei, como renegamos toda vez que esquecemos que somos divinos, perfeitos.

Vejo agora essa máxima como um convite ao autoconhecimento e à autotransformação. Porque, à medida em que me tornar Senhora de meu Reino, as dores, decepções, angústias deixam de ter tanta importância, porque estarei vendo o mundo de um ângulo onde me basta o que EU faço por mim.

"E tudo mais vos será acrescentado", pra mim, antes tinha o sentido de receber coisas boas, aqui ou no além, por procurar ser boa, ser uma devota. Devoção continua sendo importante, mas a forma mudou um pouco. Não adianta ser devota sem que isso paulatinamente não me torne uma pessoa mais feliz, mais forte, mais aberta à voz de Deus... mais Senhora do meu Reino.

Então, agora, vejo que o tal acréscimo que ganharei buscando meu reino é o que a vida vai me dar. Uma das coisas que nos faz nos desviar dos bons pensamentos é a preocupação com o que vai acontecer, se vamos conseguir isso ou aquilo, se a vida vai ser justa. As coisas vindo por acréscimo,  sob essa nova ótica, significa que estaremos numa vibração tão linda, positiva, elevada e longe do ego, que nem precisamos nos preocupar com o que virá. Chegará só o que nos pertence e que nos fará realmente mais felizes.

Ou seja, a frase é um convite à felicidade, mas o caminho é longo, é preciso partir pra ação. Tudo muda. Não precisamos mais olhar para o céu e esperar que caia de lá nossas recompensas. Precisamos ir atrás dessa recompensa, por nós mesmos. A posição agora é de olhos fechados, respiração tranquila, escutando o silêncio de Deus dentro de nós. As mãos não estarão mais esticadas para apontarmos os erros do mundo. Agora elas se juntam, suavemente pousadas sobre o coração, sede do Nosso Reino, que está ávido por ser redescoberto.

4 comentários:

  1. Só colhemos o que plantamos... e assim mesmo , temos que regar, podar,fertilizar....e assim mesmo,quantas ervas daninhas encontramos....

    ResponderExcluir
  2. Bete, adorei seu blog, e esse texto me caiu perfeitamente neste momento, concordo com suas reflexões, a sincronicidade sempre nos surpreende!! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Manu! A sincronicidade me surpreende cada vaz mais. Q
      Que bom que vc gostou, obrigada!
      Bjs

      Excluir