Com toda essas notícias tristes sobre o Japão, fico imaginando o que está dando força às pessoas neste momento. Claro, a fé é sempre um poderoso aliado. Por isso, fui pesquisar sobre o Xintoísmo, uma das religiões mais populares entre os japoneses. Do seu imenso panteão de divindades, há a linda Amaterasu, Deusa do Sol e figura primordial da mitologia local.
O significado de seu nome é "aquela que brilha no céu". A violência de seu irmão Susanoo, deus do mar e das tormentas (!!!), fez com que Amaterasu se retirasse para uma caverna, privando o mundo de luz. Os outros deuses tanto fizeram até que chamaram a atenção da deusa, que, ao tentar espiar para saber por que eles tanto riam, foi levada à força para fora e, de volta ao céu, tudo voltou a brilhar e ter vida.
Os mitos contam de forma muito peculiar experiências comuns a diversos povos, fazendo o homem entender certas situações cruciais de sua realidade.
Fazendo um paralelo entre essa parte da mitologia japonesa e as tsunamis e terremotos que abalam o Japão hoje, acredito que num primeiro momento todos lá se sentem enlutados, recolhidos. Até que a vibração de forças positivas, mesmo as enviadas de lugares longínquos, vão puxar de volta o povo japonês à luz e à esperança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário