Podem falar o que quiser: que as filhas de Iansã são explosivas, gostam de aparecer, falam demais, têm um estilo extravagante, colorido, são impacientes, muito emotivas etc. Mas a verdade é que ninguém fica indiferente a essas mulheres. Quando estão felizes, contagiam todos; quando estão tristes, todos se comovem. E não têm pudor de dar sua opinião. A verdade é que a sinceridade, o charme e a solidariedade são marcas registradas de todas nós que nascemos sob sua influênica.
Hoje, quatro de dezembro, é dia de Iansã, orixá das tempestades, ventanias, do equilíbrio das emoções, da energia que precisamos ter para mudanças positivas, a coragem para enfrentar os problemas e principalmente clareza para buscar o justo, o que nos pertence, colocar os pingos nos "is" quando necessário.
Não por acaso, hoje se comemora Santa Bárbara, sua santa no sincretismo. Nascida no século terceiro numa região que pertence à Turquia, ela virou mártir porque não abriu mão da sua opinião. E a relação com Iansã/Oyá vem do fato de ser a santa de devoção quando a tempestade aperta. Uns rezam pra ela, entre um susto e outro com as trovoadas e relâmpagos; outros, pegam as folhas que ganham na missa do Domingo de Ramos e as queima, na intenção da santa. E por falar em queimar, ela é a padroeira dos bombeiros.
A força ígnea (do fogo) dos raios e a eólica (do vento) são importantes, mas sem o devido controle, tudo pode virar cinzas e desordem. Por isso, que Iansã, hoje e sempre, nos dê o devido equilíbrio para usarmos de forma sábia o poder do fogo e do vento, para construirmos, e não destruirmos.
Delícia de página, Bebete. Sou filha de Iansã, sou chorona, sou explosiva, sou impaciente, falo muito...sou sim! Viva Iansã, que comanda os ventos e a força dos elementos, como canta Bethania!
ResponderExcluirLindo texto!!!!! Beijos
ResponderExcluirObrigada, Filhas do Vento!
ResponderExcluirSOU FILHA DE YANSÃ. AMO MUITO MINHA MAMAE! , sou explorisa, chata, choro muito qualquer coisa to chorando, sou muito impaciente,
ResponderExcluirOs Orixás que nos regem determinam algumas características que devem ser usadas a nosso favor. O jeito explosivo é uma forma de mostrar força, mas Iansã nos pede que, nesta vida, tentemos controlar nosssas emoções. Isso é uma característica que, se bem trabalhada, ajudará na nossa evolução!
ExcluirSoube que sou filha de Iansã e isso é realmente verdade pois sou exatamente como descrito acima,porém dizem q ela é muito forte e guerrilheira e por isso não casou,morreu sozinha. Sou solteira ainda e to vendo os anos passarem. Será q as filhas de Iansã não casam? rs
ResponderExcluirDe jeito nenhum! As mulheres de Iansâ são aquelas que não passam despercebidas onde quer que estejam: elas chamam a atenção masculina! Exercem um fascínio sobre os homens pelo jeito expansivo, pela forma como lidam com a sua feminilidade e sensualidade ao mesmo tempo.
ExcluirSou filha de Oyá e tenho muito orgulho desta Orixá. Sou chorona, não gosto de injustiça nem de mentiras. Procuro sempre ver os dois lados das questões, mesmo que a razão não seja ao meu favor. Nada é perfeito...
ResponderExcluirSou chorona, tinhosa, sei o que quero, teimosa! Mas também sou dócil e perdôo com muita facilidade. Sabendo me levar, têm tudo de mim. Caso contrário, prefiro ficar na minha e me afastar de pessoas duvidosas.
Eu amo ser de Oyá!!!!!
Oi ! Me disseram que sou filha de Iansã, que devo frequentar mais as cachoeiras. Porém, não tenho nenhuma atração por cachoeiras e sim pelo mar, sou apaixonada, fui criada indo todos os dias à praia e me dá uma sensação maravilhosa dar um mergulho. Mas a pessoa me afirmou que não sou filha de Yemanjá...pode mesmo eu ser filha de Iansã e não sentir vontade de ir à cachoeiras e rios ? Obrigada ! Patricia
ResponderExcluirNa verdade, somos filhos de todos os Orixás. Por isso, qualquer sítio da natureza pode ser uma fonte maravilhosa de energia, seja mar, cachoeira, pedreiras, florestas, rios etc. E temos que ir aonde nosso coração nos pede.
ResponderExcluirBjs
ODOIÁ minha mãe vc e tudo pra mim, minha mãe, minha protetora, meu caminho, minha vida. Nas horas difíceis sempre está comigo me dando luz e direção obrigado minha mãe.
ResponderExcluir"Iansã cadê Ogum? Foi pro mar. Iansã penteia os seus cabelos macios, qdo a luz da lua cheia clareia as águas do rio...."
ResponderExcluirComo faço pra fazer um pedido pra iansa?
ResponderExcluir