quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

São Sebastião, Oxóssi e as matas


Vinte de janeiro, dia do padroeiro: viva São Sebastião, tão apaixonado pelo Rio de Janeiro que, reza a lenda, ajudou Estácio de Sá a expulsar os franceses da nossa cidade. Quem já foi na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, deve conhecer o famoso vitral que retrata o feito heróico/mítico.


Na Umbanda, São Sebastião é sincretizado com Oxóssi, orixá do conhecimento, da Ciência, dos estudos pelo progresso do homem.
Oxóssi geralmente é retratado como um índio. Os guias de sua linha, os caboclos, trazem nomes referentes a tudo o que diz respeito ao que se encontra nas matas ou em tribos brasileiras: Pena Dourada, Tupinambá, Mata Virgem, Cobra Coral, Ubirajara.
E o homem é isso: um bebezinho em meio ao inesgotável manancial de conhecimento que é a natureza, de onde vem os saberes ancestrais.
Viva São Sebastião, nosso padroeiro e protetor!
Viva Oxóssi! Oké, Caboclo! Inspire em seus filhos o desejo de buscar o conhecimento como forma de entender cada vez mais os desígnios do Pai Maior!

2 comentários:

  1. Como bom filho do "Cavaleiro de Aruanda", não poderia deixar de elogiar a postagem. Muito bem homenageado e linda a foto escolhida.
    beijos.

    F.M.

    ResponderExcluir