quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

A ambiguidade do Trevo

A segunda carta do Baralho Cigano, o Trevo, confunde muita gente. Estamos acostumados a ver o trevo como símbolo de sorte, mas no Brasil a carta acabou tendo uma conotação negativa. Aqui, esta lâmina também é chamada de Obstáculos. Apesar de ser uma carta de sorte para os europeus, pode significar simplesmente uma mudança repentina, seja para uma coisa boa ou não.
O nome científico do trevo é Trifolium, "três folhas" em latim, que é a forma mais comum da planta. O de quatro folhas é o considerado da sorte justamente por ser raro, então, quem o encontra, é um sortudo.
Ela carrega a energia dos Seis de Ouros, que traz o aspecto do sucesso, especialmente material. Porém, pode ser uma coisa efêmera. Os obstáculos que a carta indica são, geralmente, efêmeros também: aquelas pedrinhas que precisamos pular para continuar a caminhada. Nada que nos faça desistir ou parar.
A mensagem principal desta carta, então, é: surpresas à vista, mas nada de se impressionar, temer ou super valorizar, porque em breve passará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário