segunda-feira, 6 de junho de 2011

A beleza vista do alto da Montanha

É muito interessante esse mundo do Baralho Cigano... dependendo da personalidade ou do momento das pessoas que convivem comigo, me vem à cabeça uma carta específica, que tem a ver com aquela pessoa em especial e que me faz ver um pouco além do que eu enxergava dela. A carta número 21, a Montanha, é cheia de significados bons e fortes, e este post é dedicado a uma amiga igualmente forte, igualmente cheia de qualidades: Teresa.
Pela sua magnitude, quando eu comecei a mexer com as cartas, a Montanha me deixava meio cabreira... pois é preciso esforço para subir ou escalar algo tão grande. Sim, este é um dos recados: esforço, dureza. Porém, fui me dando conta da maravilhosa mensagem que está além das gotinhas de suor: quando nos dispomos a subir a Montanha e chegamos mais perto do azul do céu, várias alegrias acontecem: percebemos que somos fortes, temos raça, fomos tão capazes de chegar lá quanto os outros que nos precederam; podemos, dali, ter uma recompensa maravilhosa que é ver a paisagem que circunda aquele lugar; podemos vislumbrar horizontes magníficos, ver o pôr do sol como a maioria das pessoas jamais teve oportunidade – ou se permitiu.
Mais uma etapa da nossa vida se cumpriu e adquirimos, ao longo da subida, experiência e confiança suficientes para sabermos: "Que venham as Montanhas! Estou preparada, sou forte e posso".
Vejo na minha amiga, como em outras pessoas, que a vida lhes ofereceu várias Montanhas. Dedicadas, subiram sem alarde, alcançaram o que precisavam em determinado momento. E fizeram de forma tão honesta, tão fora do próprio ego, que não se deram conta de que fizeram uma jornada admirável. Inúmeras vezes. Que fazem coisas admiráveis, que transpõem sempre os obstáculos. Então, para Teresa e todos que se encaixam nessa situação, curtam o descanso do guerreiro a cada subida. Porque daqui a pouco, será exigida uma nova escalada.
Como na Umbanda pedras, pedreiras e montanhas são associadas a Xangô, essa lâmina tem um outro significado que não há em outros países: Justiça, o sentido do raio desse orixá. E a Justiça depende do nosso esforço pessoal, diário, de não escorregarmos na caminhada, não procurarmos atalhos que nos envergonhem no futuro, não nos desesperarmos e acreditarmos que na hora certa (o tempo certo de escalada), tudo se cumprirá. A recompensa, ou o lindo pôr do sol, nunca deixará de se exibir para quem lá chegar.

4 comentários:

  1. Oi, Bebete
    Mais uma vez vc me fez chorar, que coisa!!
    Só peço a Deus força nas subidas e um ventinho sudoeste pra refrescar na descida. E que no pé da montanha eu encontre você e os outros amigos queridos à minha espera.

    ResponderExcluir
  2. Claro! O esforço tem suas recompensas...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo!!
    a vida nos impêm várias montanhas diarámente, cabe a nós a decisão de subí-la ou rodeá-la,....é tb um exercício de Paciencia, coragem....
    isso tdo sem esquecer do "melhor', "pior", part que é a descida...volta...retorno...regresso...recomeço.....vai da escolha.. ana

    ResponderExcluir
  4. É verdade! Obriagada! beijão!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir