sábado, 6 de outubro de 2012

Lugares mágicos: Stonehenge



Monumento pré-histórico, listado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, o sítio arqueológico de Stonehenge, localizado na cidade de Salisbury, sul da Inglaterra, é considerado um local sagrado. Acredita-se que começaram a ser construídos 3 mil anos antes da Era Cristã. Do que vemos hoje, há dois anéis de monolitos com até 9 metros de altura, sendo que o anel externo tem 86 metros de diâmetro.

Muito estudado mais ainda cheio de mistérios, os cientistas acreditam que Stonehenge foi construído de acordo com os movimentos do Sol e da Lua. Dependendo da época do ano, vislumbra-se um visual mágico dos raios solares ou do luar. Por isso, chegou-se à conclusão de que as gigantescas pedras foram alinhadas daquela forma para favorecer rituais religiosos. 

Há uma corrente de pesquisadores que acredita ser Stonehenge uma espécie de calendário. Mas como foram encontrados vestígios de ossos humanos, outros afirmam que era um cemitério, onde se praticava até cremação.
A região era povoada pelos celtas, que não deixaram registros escritos sobre suas atividades. A classe social responsável pela educação e pelos rituais religiosos dos celtas eram chamados de druidas. Muito se fala sobre a destreza dos druidas em usar magisticamente os elementos da natureza, mas nada explica como foi possível criar uma arquitetura grandiosa como Stonehenge, com suas pedras que pesam toneladas, alinhadas de uma forma tão peculiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário