terça-feira, 5 de julho de 2011

Mah-jong, "oráculo" milenar chinês



Um jogo milenar que veio da China e no século XX se popularizou pelo mundo, o Mah-jong é, originalmente, um jogo composto de 144 peças – ou pedras, como se fala no dominó. Geralmente é feito de madeira ou plástico.

Visualmente intrigante pelos seus simbolozinhos, os nomes das peças são poéticas como costumam ser as coisas do Oriente. Há, por exemplo, um grupo de pedras de flores, separadas pelas estações do ano; o Naipe dos Ventos (Norte, Sul, Leste e Oeste) etc.

Eis que me deparo com cartas usadas como oráculos baseada no Mah-jong! Lindas, não são? O dragão, vou chutar, hein? é do naipe Círculo. O lótus, olha que lindo! me parece que é do Naipe Bambu. A carta da Terra, nem chutando posso dizer. O que me interessa são os desenhos, os caracteres, tudo o que pode mexer com nossa imaginação, nosso subconsciente e, quem sabe, dar uma beliscadinha na nossa intuição. Alguém se arrisca?

3 comentários:

  1. Não, mas que o Lotus é lindo,é...mas a terra´dá bem p'rumas viagens...subir tds aquelas montanhas a avistar sonhos imagináveis...
    bjs, Ana

    ResponderExcluir
  2. 1)CUANTAS CARTAS SON? 2)HACER PREGUNTAS? 3)ENCUENTRO SIGNIFICADOS?: FACE;faridpedrozacali. faridpedroza@gmail.com CEL:317;214 19 26 cali,COLOMBIA. !VIERNES 12 SEP 2.012!

    ResponderExcluir